Fé e identidade nos mosaicos da 'Capella di San Vittore in Ciel d’Oro' (Milão, séc. V-VI d.C.)

Autores

  • Janira Feliciano Pohlmann Universidade Estadual Paulista (UNESP-Franca)

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i17.35161

Palavras-chave:

Capella di San Vittore in ciel d’oro, Mosaicos, Cristianismo niceno, Ambrósio de Milão, Poder das imagens

Resumo

Neste artigo, verifico de que forma os mosaicos da pequena Capella di San Vittore in Ciel d’Oro, localizada dentro da Basílica de Santo Ambrósio, em Milão, ajudaram a fortalecer o cristianismo niceno na região. Para realizar tal investigação, indaguei-me sobre os sentimentos e pensamento que estas imagens suscitavam nos espectadores. E, ainda, refleti sobre as mensagens que os idealizadores destes mosaicos desejaram transmitir. Considero que estas imagens tiveram o poder de gerar a sensação de pertencimento a um grupo, anunciando determinada identidade para aqueles que aceitavam a mensagem ali propagada. Verifico, também, que estas imagens deram continuidade às elaborações redigidas e proclamadas por Ambrósio, bispo de Milão, no fim do século IV.

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Referências

Documentação textual

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Publicado

25-09-2021

Como Citar

POHLMANN, Janira Feliciano. Fé e identidade nos mosaicos da ’Capella di San Vittore in Ciel d’Oro’ (Milão, séc. V-VI d.C.). Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 17, p. 91–105, 2021. DOI: 10.17648/rom.v0i17.35161. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/35161. Acesso em: 29 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Imagens do poder e poder das imagens no Mundo Romano

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