ESPACIALIZAÇÃO DA REDUÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR E A TAXA DE CONCEPÇÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA NO VERÃO DO ESPIRITO SANTO

Autores

  • Hellysa Gabryella Rubin Felberg Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina
  • Valéria Pancieri Sallin Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina
  • Mário Lovo Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina
  • Evandro Chaves de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina

Resumo

A pecuária bovina leiteira é uma atividade dependente dos fatores climáticos, cujas alterações podem afetar a produtividade e o manejo dos animais O objetivo do resumo foi avaliar os efeitos do estresse térmico sobre o consumo alimentar e a taxa de concepção de vacas leiteiras no estado do Espírito Santo no período do verão. Para os cálculos de redução e consumo alimentar (RCA) e taxa de concepção foram utilizados dados climatológicos coletados nas Estações Meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER. Os resultados revelaram que a temperatura ambiente e umidade relativa do ar elevadas, principalmente durante o verão, reduzem o consumo alimentar e a taxa de concepção de vacas leiteiras no estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellysa Gabryella Rubin Felberg, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina

Cursando bacharelado em Agronomia.

Valéria Pancieri Sallin, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina

Cursando bacharelado em Agronomia.

Mário Lovo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina

Cursando bacharelado em Agronomia.

Evandro Chaves de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina

Coordenação de Agronomia.

Referências

AMORIN, Ana Luísa Nogueira de; DIAS, Adelaide Alves. Currículo e educação infantil: uma análise dos documentos curriculares nacionais. Espaço do currículo, v.4, n.2, p.125-137, Setembro de 2011 a março de 2012.

BOWLBY, John. Apego e perda. Vol1. 2.ed., São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Ministério da Educação- Conselho Nacional da Educação Básica - Brasília – DF. Aprovado em 11/11/2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br> acesso em 12/jun/2012.

______. Resolução CNE/CEB Nº 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Básica. Brasília, 17 de dezembro de 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br> acesso em 29/abr/2012.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v.1. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v.2. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

______. Lei 9394 – LDB: Lei de Diretrizes e Bases, de 20 de Dezembro de 1996.

______. Constituição: República Federativa do Brasil. Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

______. Lei 4024 – LDB: Lei de Diretrizes e Bases, de 20 de Dezembro de 1961.

ERIKSON, E.H. Infância e Sociedade. Petrópolis: Vozes, 1978.

FREITAS, Marcos Cesar de (Org.). História Social da Infância no Brasil. Ed. Cortez: São Paulo, 2006.

HADDAD, Lenira. A creche em busca de identidade: Perspectivas e conflitos na construção de um projeto educativo. Ed. Loyola – São Paulo, 2002.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 14. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995.

MERISSE, Antonio. As origens das instituições de atendimento à criança: o caso das creches. In: MERISSE, A. et. al. Lugares da Infância: reflexões sobre a história da criança na fábrica, creche e orfanato. São Paulo: Arte & Ciência, 1997, p.25-51.

NEGRINE, Airton da Silva; NEGRINE, Cristiane Soster. Educação infantil: pensando, refletindo, propondo. Caxias do Sul-RS: Educs, 2010.

OLIVEIRA. Zilma R. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

______. Educação Infantil: muitos olhares, 2.ed.- São Paulo: Cortez, 1995.

PALMEN, Sueli H. C. A implementação de creches nas universidades públicas estaduais paulistas: USP, UNICAMP, UNESP. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP. 2007.

RAPOPORT, Andrea. Adaptação de bebês à creche: a importância da atenção de pais e educadoras. Porto Alegre: Mediação, 2005.

RAPOPORT, Andrea; PICCININI, Cesar Augusto. O Ingresso e Adaptação de Bebês e Crianças Pequenas à Creche: Alguns Aspectos Críticos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 14, n. 1, 2001, p. 81-95. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1982.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

26-09-2017

Edição

Seção

Produção Animal