DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE DE ÁCAROS DECOMPOSITORES EM UMA ÁREA DE CAFÉ CONILON

Autores

  • Tatiane Pereira Cofler Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Espiríto Santo- Campus Itapina
  • Amanda Bruschi Calente Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Espiríto Santo- Campus Itapina
  • Fernanda Atalane Oliveira Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Espiríto Santo- Campus Itapina
  • Mário Lovo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Espiríto Santo- Campus Itapina
  • Evandro Chaves de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Espiríto Santo- Campus Itapina
  • Grazielle Furtado Moreira Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Espiríto Santo- Campus Itapina

Resumo

A avaliação dos parâmetros biológicos do solo e sua distribuição levando em conta a diversidade da fauna podem ajudar os produtores a planejar a implantação de novas áreas de cultivo. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da diversidade de espécies de ácaros edáficos decompositores da ordem Oribatida (Arthropoda: Acari) em uma área de café conilon, avaliando os dados obtidos através da ferramenta de interpolação. As amostras foram coletadas no município de Alfredo Chaves, Espírito Santo, sendo escolhido um total de 20 pontos em uma área de 1,4 hectares, e a triagem realizada de acordo com o método de Berlese-Tullgren modificado e posterior separação em estereomicroscópio. Para a realização das interpolações por krigagem utilizou-se o módulo geoestatístico disponível no ESRI ArcGIS Desktop versão 10.1. Os dados obtidos nos levaram a relacionar a maior diversidade de ácaros decompositores em regiões onde se encontravam outras plantas cultivadas além do café, havendo assim possivelmente variação no microambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELING, R. R. Anuário Brasileiro da Agroenergia. Santa Cruz do Sul: Editora Gazeta, 2006.

CARVALHO, A. K. F. Síntese de biodiesel por transesterificação pela rota etílica: comparação do desempenho de catalisadores heterogêneos. 112f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

COLODETTI, T. V. et al. Crambe: aspectos gerais da produção agrícola. Enciclopédia biosfera, v. 8, n. 14, p. 258-269, 2012.

FAVERO C. V. B et al. Caracterização e análise de catalisadores industriais de reforma a vapor de metanol e shift. In: COBEC-IC, VIII, 2009, Uberlândia. Anais VIII COBEQ-IC, 2009. Uberlândia. Disponível em < www.cobeqic2009.feq.ufu.br>. Acesso em 13 de outubro de 2016.

FERNANDES, M. T. C, KAWACHI, E. Y. Influência da quantidade de amônio na síntese de nanopartículas de óxido de ferro por microemulsão. Química Nova, v.33, n.6, p.1242-1246, 2010.

GHESTI, G. F. et al. Biodiesel production via ethylic transesterification with basic zeolites. Química Nova, v. 35, n. 1, p. 119-123, 2012.

JASPER, P. S. et al. Comparação do custo de produção do crambe (Crambe abyssinica Hochst) com outras culturas oleaginosas em sistema de plantio direto. Energia na Agricultura, v. 25, n. 4, p. 141-153, 2010.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Boletim Mensal dos Combustíveis Renováveis, n.100, 2016.

PAULIS, M. et al. Preparation and characterization of niobium oxide for the catalytic condensation of óxido de ferro por microemulsão. Química Nova, v.33, n.6, p.1242-1246, 2010.

RAMALHO, H. F.; SUAREZ, P. A. Z. A química dos óleos e gorduras e seus processos de extração e refino. Revista Virtual Química, v. 5, p. 2-15, 2013.

VENTURA M. S. Uso da Espectroscopia Óptica e Espectrometria de Lente Térmica no Estudo de Blendas Óleo-Biodiesel e Biodiesel-Diesel. 89f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais), Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 2012.

Downloads

Publicado

26-09-2017

Edição

Seção

Solos e Nutrição de Plantas