EFEITO DO FOTOPERIODO NA MASSA FRESCA E SECA DE ALFACE CULTIVADA EM HIDROPONIA

Autores

  • Rodrigo Amaro de Salles IFES-Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Itapina
  • Fernanda Atalane Oliveira IFES-Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Itapina
  • Mauricio Rodrigues Hubner IFES-Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Itapina
  • Marçal Noberto Conceição Lucindo IFES-Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Itapina
  • Lais Gertrudes Fontana Silva IFES-Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Itapina
  • Sávio da Silva Berilli IFES-Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Itapina

Resumo

Uma das características econômicas que devem ser ressaltadas na produção de alface é o peso da planta que pode ser influenciado pelo fotoperíodo. Desta forma o objetivo deste trabalho foi avaliar, o rendimento em massa foliar e radicular de alface, em sistema hidropônico, quando estendido o fotoperiodo, através de luz artificial fornecida no período noturno. O experimento foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Itapina, localizado no município de Colatina. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com 3 tratamentos e 3 repetições, sendo que cada parcela contou com 12 plantas uteis. As plantas foram colhidas aos 50 dias de idade e medido o peso em massa. As plantas que receberam os tratamentos com luz foram prejudicadas no acumulo de matéria seca. A luz não exerceu influência sobre os teores de massa fresca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 2ª ed., UFV, 2003.
OLIVEIRA, A. C. B. et al. Divergência genética e descarte de variáveis em alface cultivada sob sistema hidropônico. Acta Scientiarum, Agronomy, Maringá, v. 26, n. 2, p. 211-217, 2004.
TAIZ, Liconln; ZEIGER, Eduardo (Ed.). Fisiologia vegetal. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 918 p.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

26-09-2017

Edição

Seção

Fisiologia Vegetal