EFEITO CLIMÁTICO NO PLANTIO DE LEGUMINOSAS EM CONSÓRCIO COM CULTIVO DE CAFÉ NA ZONA DA MATA MINEIRA

Autores

  • Ademar Leandro de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Allan Rocha de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nathália Aparecida Bragança Fávaris Universidade Federal do Espírito Santo
  • Camila Costabeber Nunes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eduardo Sá Mendonça Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Considerada uma região historicamente com elevado índice de precipitação e com temperaturas amenas, a Zona da Mata é uma região do estado de Minas Gerais que apresenta grande potencial agropecuário. Objetivou-se com esta pesquisa analisar o crescimento de leguminosas em consórcio com o cafeeiro, sem a utilização de irrigação, em uma propriedade localizada na região da Zona da Mata Mineira. As condições climáticas atuais da região da Zona da Mata Mineira podem inviabilizar o cultivo de leguminosas nas áreas de produção de café no bioma da Mata Atlântica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGO, C. L. et al. Avaliação de espécies leguminosas na formação de cafezais no segmento da agricultura familiar no Acre. Acta Amazonica, Manaus, v. 36, n. 1, p.19-24, jan.-mar. 2006.
BRASIL. Instituto Nacional de Meteorologia - INMET. Banco de dados. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/portal/>. Acessado em: 06 maio de 2017.
CHAVES, T. A. et al. Recuperação De Áreas Degradadas Por Erosão No Meio Rural. Niterói: Programa Rio Rural. 2012. (Programa Rio Rural. Comunicado Técnico, n. 34).
EMBRAPA. Manual de métodos de análise de solo. 2.ed. Rio de Janeiro: Centro Nacional de Pesquisa de Solos, 1997.
MATIELLO, J. B. et al. Modos de fazer micro-terraços em cafezais de montanha. Varginha: Fundação Procafé, 2015.
MELLO, C. R. et al. Erosividade mensal e anual da chuva no Estado de Minas Gerais. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 42, n. 4, p. 537-545, abr, 2007.
PREZOTTI, L. C. et al. Manual de recomendação de calagem e adubação para o estado do Espírito Santo. 5 ed. Vitória: SEEA/INCAPER/CEDAGRO, 2007.
SILVA, M. A. et al. Sistemas de manejo em plantios florestais de eucalipto e perdas de solo e água na região do vale do rio doce, MG. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 21, n. 4, p. 765-776, out.-dez, 2011.

Downloads

Publicado

26-09-2017

Edição

Seção

Fitotecnia