POTENCIAL BIOHERBICIDA DO FENOL NATURAL CARVACROL E DO COMPOSTO SEMISSINTÉTICO, ANÁLOGO AO 2,4-D, ÁCIDO FENOXIACÉTICO

Autores

  • Thammyres de Assis Alves
  • Thayllon de Assis Alves Universidade Federal do Espirito Santo
  • Ramon Machado Loureiro
  • Patrícia Santos Pinheiro
  • Milene Miranda Praça Fontes
  • Adésio Ferreira
  • Taís Cristina Bastos Soares

Resumo

Em virtude dos danos ambientais e à saúde humana que os herbicidas promovem, contrapondo a importância de sua aplicação para a manutenção da produção agrícola, tem-se desenvolvido controles alternativos com moléculas naturais, a partir do uso de bioherbicidas. Assim, objetivou-se com esse estudo, prospectar o efeito genotóxico do carvacrol e do ácido carvacroxiacético (ácido fenoxiacético semissintético sem cloro, análogo ao 2,4-D), na concentração de 3mmol.L-1, no DNA de plântulas de sorgo e alface, usando marcadores ISSR como ferramenta. Houve formação de dois grupos quanto ao padrão de bandas e à estabilidade genômica. O primeiro formado pelas plantas tratadas com os controles negativos (água e solvente) e o segundo pelas plantas tratadas com carvacrol, ácido carvacroxiacético e o 2,4-D. Demonstrando o efeito genotóxico e o potencial para uso como bioherbicida das moléculas naturais testadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

BERLIN, Isaiah. Historical Inevitability. Geoffrey Cumberlege, Oxford University Press, 1954.

DA SILVA, Wellington Amâncio. Foucault e indigenciação – as formas de silenciamento e invisibilização dos sujeitos. Problemata - Revista Internacional de Filosofia, v. 6, n. 3, p. 111-128, 2015.

______. O corpo-invertido como resposta à economia do corpo produtivo-submisso foucaultiano. In. Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia (UNESP), v. 7, n. 17, 2016

______.; SILVA, José Londe da. Corpo invertido – A figura do indigente como discurso e como representação. Lampejo, Revista Eletrônica do Apoena (Grupo de Estudos em Schopenhauer e Nietzsche), no. 7 - semestre 1 - 2015, pp. 114 - 127.

______. Aspectos da existência situada em Heidegger. In. Revista Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial, v. 3, n. 1, 2014.

SILVA, José Londe; DA SILVA, Wellington Amâncio. Corpo invertido – em busca de um conceito aproximado. In. Clareira-Revista de Filosofia da Região Amazônica, v. 3, n. 1, p. 191-197, 2016.

DA SILVA, José Londe; DA SILVA, Wellington Amâncio. A face especular da violência e da estética. In. Conexão Política, v. 3, n. 1, p. 87-94, 2014.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Tradução de Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffity Dias. – Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos: o breve século XX. (1914-‐1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

KI-ZERBO, Joseph. História da África Negra. Tradução de Américo de Carvalho, do original, Histoire de l'Afrique noir. Lisboa: Europa-America, 1972.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Sousa – São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

______. O Anticristo e Ditirambos Dionisíacos. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Sousa – São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

______. Crepúsculo dos ídolos: ou como se filosofa com o martelo. Tradução, notas e

posfácio: Paulo César de Sousa – São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

______. Além do Bem e do Mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução, notas e

posfácio: Paulo César de Sousa – São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

______. A Gaia Ciência. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Sousa – São Paulo:

Companhia das Letras, 2001.

______. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Sousa – São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SAID; Edward W. Cultura e imperialismo. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo :

Companhia das Letras, 2011.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e Representação. Tradução: M. F. Sá Correia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

______. Sobre o Fundamento da Moral. Tradução: Maria Lúcia Cacciola. – São Paulo:

Martins Fontes, 1995.

SOLJENÍTSIN; Alexander. Arquipélago Gulag. Tradução de Leonidas Gontijo de Carvalho. Editora: Difel,1975

TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América. A questão do outro. Tradução de Beatriz Perrone Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

26-09-2017

Edição

Seção

Biotecnologia e Melhoramento de Plantas