QUALIDADE SENSORIAL DE GENÓTIPOS DE GOIABA IN NATURA

Autores

  • Jade Portes Bevilaqua
  • Gabriel Lenen Javarini Moro Universidade Federal do Espirito Santo "Centro de Ciências Agrárias e Exatas" http://orcid.org/0000-0002-7955-8909
  • Abigail Taisi Coelho Pena
  • Tércio Silva Souza
  • Marcia Flores da Silva Ferreira
  • Adésio Ferreira
  • Lidiane Gomes dos Santos

Resumo

A goiaba é uma fruta importante não apenas economicamente, mas também nutricionalmente. A análise sensorial se divide em muitas metodologias, e neste trabalho utilizou o teste de aceitação para analisar três diferentes genótipos de goiaba, Paluma, já existente no mercado, e as Cortibel 3 e Cortibel 6, as quais fazem parte do programa de melhoramento genético do Centro de Ciências Agrárias e de Engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo. Os resultados em uma escala de 0 a 9, variaram entre 6,76 e 7,63, mostrando que de uma maneira geral houve uma boa aceitação dos três genótipos. A variedade Paluma foi a mais aceita pelos participantes, sendo preferida em relação às outras duas, em três de quatro atributos avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Lenen Javarini Moro, Universidade Federal do Espirito Santo "Centro de Ciências Agrárias e Exatas"

Departamento de Agronomia - Melhoramento de plantas

Referências

AZZOLINI, M.; JACOMINO, A. P.; SPOTO, M. H. F. Estádios de maturação e qualidade pós-colheita de goiabas“Pedro Sato”. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 26, n. 1, p. 29-31, 2004.
COSER, S. M.; FERREIRA, M. F. da S.; FERREIRA, A.; SARAIVA, S. H. Diversidade genética de seleções de goiabeiras Cortibel. Revista Brasileira de Fruticultura. V. 36, n 2, pp.391-399. 2014.
DUTCOSKY, S. D. Análise sensorial de alimentos. Curitiba: Champagnat, 1996. 123 p.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2015. Disponível em https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/106#resultado. Acesso em: 29 de junho de 2017.
MINIM, V. P. R. Análise Sensorial: Estudos com Consumidores. Viçosa: Editora U²V,
2006.
PEREIRA, F. M.; NACHTIGAL, J. C. Melhoramento da goiabeira. Bruckner CH Melhoramento de Fruteiras Tropicais (ed.), Viçosa, MG: UFV, p. 267-289, 2002.
R Core Team ,2016. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/.

Downloads

Publicado

26-09-2017

Edição

Seção

Biotecnologia e Melhoramento de Plantas