AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA QUALIDADE DA ÁGUA UTILIZADA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ

Autores

  • Suzane Vitória Freitas Morais Universidade Estácio de Sá
  • João Nélson dos Santos Morais Neto
  • Alexandra Santos Rocha
  • Thais Sampaio Ornellas
  • Jéssica Gonçalves Corrêa
  • Francimar Fernandes Gomes

Resumo

A água é um bem de consumo que garante qualidade de vida à população, sobretudo, se for distribuída em conformidade com o padrão de potabilidade estabelecido pela legislação vigente. Sua utilização é imprescindível a cadeia produtiva de alimentos contribuindo para os processos de limpeza e desinfecção de utensílios e equipamentos utilizados na produção de alimentos. A mesma água que contamina os vegetais pode ser utilizada para “higienizar” o úbere das vacas, mãos dos ordenhadores, bem como, equipamentos e utensílios destinados à obtenção, acondicionamento e transporte de produtos de origem animal como o leite. Portanto, é de suma importância a realização de trabalhos que contemplem a realização de análises periódicas da água utilizada em propriedades rurais, a fim de identificar fatores de risco que contribuam para a produção de alimentos em desconformidade com o conceito de segurança alimentar. O objetivo do presente trabalho foi determinar a qualidade microbiológica da água utilizada em oito propriedades leiteiras localizadas no Distrito de Morangaba/Imbé, pertencente ao município de Campos dos Goytacazes, RJ. Observou-se que 100% das propriedades visitadas não possuem água em conformidade com o disposto na Portaria do Ministério da Saúde Nº 2914 de 12/12/2011.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzane Vitória Freitas Morais, Universidade Estácio de Sá

Graduanda em Nutrição pela Universidade Estácio de Sá e bolsista de Universidade Aberta pelo Laboratório de Morfologia e Patologia Animal do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da Universidade Estadual do Norte Fluminense

Referências

AGNESE, A. P.; NASCIMENTO, A. M. D. do; VEIGA, F. H. A.; PEREIRA, B. M.; OLIVEIRA, V. M. de. Avaliação físico-química do leite cru comercializado informalmente no município de Seropédica - RJ / Physical-chemical evaluation of the raw milk from informal commerce in the city of Seropédica-RJ. Revista Higiene alimentar, v.16, n.94 p. 58-61, 2002.

AMARAL, L. A.; FILHO, A. N; JÚNIOR, O. D. R; FERREIRA, F.; BARROS, L. S. S. Água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais. Revista Saúde Pública, São Paulo, v. 37, n.4, p.510-514, 2003.

AMARAL, L. A.; JÚNIOR, O. D. R.; FILHO, A. N.; BARROS, L. S. S.; SILVARES, P. M. Água utilizada em propriedades rurais para consumo humano e na produção de leite como veículo de bactérias do gênero Aeromonas. Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias, Lisboa, v. 101, n. 557-558, p.103-107, 2006.

AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION 2000. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Standard Methods on line. 2005. Section 9222. Membrane filter technique for members of the coliform group. Acessado em 05 de junho de 2017

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria N°2.914 de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2914_12_12_2011.html. Acessado em 05 de junho de 2017.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2014. https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2014/default.shtm. Acessado em 25 de junho de 2018.

COSTA, F. F. Interferência de práticas de manejo na qualidade microbiológica do leite produzido em propriedades rurais familiares. 2006. Dissertação (Mestrado em Zootecnia). Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal.

CORDEIRO, J. P.; FIGUEIREDO, J. P.; SILVA, R. C.; GOMES, F. F. Monitoramento da Qualidade do Leite Produzido em Pequenas Propriedades Rurais para a Capacitação de Produtores em Boas Práticas Agropecuárias. Revista de Extensão UENF, v. 1, n. 3, p. 49-67, 2015.

RAPINI, L.S.; CERQUEIRA, M.M.O.P.; SOUZA, R.M.B.; SOUZA, M.R.; PENNA, C.F.A.M. Avaliação da qualidade microbiológica da água de propriedades leiteiras: resultados parciais. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2010.

Downloads

Publicado

18-10-2018