DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE FÓSFORO NA GERMINAÇÃO DE COFFEA ARABICA

Autores

Resumo

O café é um produto de extrema importância, caracterizando-se por ser a segunda bebida mais consumida em todo o mundo. Sua propagação é geralmente efetuada por estacas e sementes, contudo as sementes têm alguns empecilhos em seu processo germinativo, como por exemplo, a presença de compostos inibidores da germinação. Deste modo, objetivou-se com este trabalho avaliar a melhor concentração de fósforo na germinação e desenvolvimento de plântulas de Coffea arabica. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram 0,00; 0,05; 0,1; 0,15; 0,2 por cento de Fosfato monopotássico. Avaliou-se a emergência de plântulas, IVE (índice de velocidade de emergência), altura de plântulas, comprimento do sistema radicular, presença de folha no estádio orelha de onça, número de folhas, matéria fresca de plântulas, matéria seca de plântulas e diâmetro do coleto. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o uso de concentrações de fósforo estimula a germinação de sementes e o desenvolvimento de plântulas de Coffea arabica, tendo como proporção ótima, a dose 0,09%.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, E. F., REIS, L. S., MEIRELES, R. C., SERRANO, L. A. L. Efeito da danificação mecânica e da remoção manual do pergaminho sobre a emergência de plântulas de Coffea arabica L. Revista Brasileira de Armazenamento, n.8 p. 1-5, 2004.
GRANT, C.A.; PLATEN, D.N.; TOMAZIEWICZ, D.J.; SHEPPARD, S.C. A importância do fósforo no desenvolvimento inicial da planta. Informações Agronômicas, Piracicaba, n.95, 2001.
MEIRELES, R. C. Efeito do hipoclorito de sódio e da embebição em água na germinação de sementes de café (Coffea arabica L.). 2008. 56 p. Pós-Graduação em Fitotecnia (Magister Scientiae)- Universidade Federal de Viçosa-UFV, Viçosa-MG, 2004.

Downloads

Publicado

2020-05-29