REMOÇÃO DA MUCILAGEM DAS SEMENTES DE TOMATE POR MEIO DE JATO D’ÁGUA

Autores

Resumo

- O tomate tem grande importância econômica por ser um fruto muito apreciado e consumido, porém para a sua propagação encontra-se um empecilho, a mucilagem presente nas sementes. Existem diversos métodos para a retirada da mucilagem, porém, a maioria é muito danosa ao manipulador. Desta forma, o objetivo deste projeto foi estudar diferentes métodos na retirada da mucilagem das sementes do tomate (Lycopersicum esculentum L.). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições e os tratamentos foram: 1) testemunha com mucilagem, 2) testemunha, cuja mucilagem foi removida através de fermentação natural, por 72 horas, a 25°C, 3) sementes submetidas ao jato d’água com pressão, por 12 segundos; 4) sementes submetidas ao jato d’água com pressão, por 24 segundos; 5) sementes submetidas ao jato d’água com pressão, por 36 segundos; 6) sementes submetidas ao jato d’água com pressão, por 48 segundos; 7) sementes submetidas ao jato d’água com pressão, por 60 segundos. Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que a utilização dos jatos d’água proporcionou melhor vigor além de não prejudicar o processo germinativo das sementes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura e Reforma Agrária. Regras para Análise de Sementes. Brasília: SNDA/DNDV/CLAV, 1992. 365p.
CAVARIAM, C., PIANA,Z., TILLMANN, M.A.A., MINAMI, K. Métodos de remoção da mucilagem e qualidade fisiológica de sementes de tomate (Lycopersicon esculentum, Mill.). Scientia Agricola, v. 51, n. 1, p. 43-46, 1994.
MELO, A.P.C., SELEGUINI, A. Estádio de maturação de frutos e remoção física da sarcotesta na produção de mudas de mamão. Comunicata Scientiae 4(1): 20-25, 2013.
NAKAGAWA,J. Testes de vigor baseados no desempenho de plântulas. In: KRZYZANOWSKI, F.C.; VIEIRA, R.D. & FRANÇA-NETO, J. B. Vigor de sementes: conceitos e testes. Londrina: ABRATES, 1999. Cap.2, p.1-24.
TOKUHISA, D., DIAS, D.C.F.S., ALVARENGA, E.M., DIAS, L.A.S., MARIN, S.L.D. Época de colheita dos frutos e ocorrência de dormência em sementes de mamão (Carica papaya L.). Revista Brasileira de Sementes 30: 75-80.2008

Downloads

Publicado

29-05-2020