DESEMPENHO FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE MARACUJÁ AMARELO OSMOCONDICIONADAS E SUBMETIDAS AO ESTRESSE SALINO
Abstract
Resumo - Objetivou-se com o presente trabalho estudar o desempenho fisiológico de sementes de maracujá amarelo osmocondicionadas e submetidas ao estresse salino. Para realização do osmocondicionamento as sementes foram colocadas em papel tipo germitest umedecidos com água, e mantidas em câmara de germinação do tipo BOD, sob temperatura alternada de 20-30 °C, por um período de quatro dias e posteriormente desidratadas sobre papel tipo germitest à sombra até 14% de umidade. As sementes foram divididas em: sementes osmocondicionadas e desidratadas (14% de umidade); como controle sementes não osmocondicionadas (14% de umidade). As sementes foram submetidas ao estresse salino (KCl) e água, e mantidas em BOD, sob temperatura de 20-30 ºC. Foram avaliados: germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea e raiz, massa fresca e seca de plântulas. As sementes de maracujá amarelo apresentaram maior porcentagem de germinação e vigor, quando osmocondicionadas e desidratadas, e submetidas à água.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. (Voloshinov). Discurso na vida e discurso na arte. Tradução inédita de Cristovão Tezza do artigo Discourse in life and discourse in art, publicado como apêndice. Mimeografado.
BAKHTIN, Mikhail. (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. São Paulo: Editora da Unicamp, 1997.
BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. São Paulo: Editora da Unicamp, 1997.
BRAIT, Beth; CAMPOS, Maria Inês Batista. Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Ed. Contexto, 2009.
COSTA, Deane Monteiro Vieira. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos no Brasil e no Estado do Espírito Santo (1947-1963): um projeto civilizador. 2012. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
COSTA, Deane Monteiro Vieira Costa. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos no Brasil e no Estado do Espírito Santo (1947-1963): um projeto civilizador. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.
GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2002a.
GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GINZBURG, Carlo. História noturna: decifrando o Sabá. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A alfabetização na história da província/do Estado do Espírito Santo. Vitória, 2008. Mimeografado.
HANSEN, João Adolfo. Bakhtin – notas. São Paulo (mimeografado), 1994.
HOLQUIST, Michael; CLARK, Katerina. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998.
NOVA, Vera Casa. Lições de almanaque: um estudo semiótico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. As muitas faces da história: nove entrevistas. São Paulo: Unesp, 2000.
SALIM, Maria Alayde Alcantara. Desafios téorico-metodológicos do conhecimento histórico: a proposta de Carlo Ginzburg. In: SIMÕES, Regina Helena Silva; FRANCO, Sebastião Pimentel; SALIM, Maria Alayde Alcantara. Ensino de História, seus sujeitos e suas práticas. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2006.
SIMÕES, Regina; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História e historiografia no pensamento de Carlo Ginzburg: tecendo diálogos com a pesquisa histórica em educação. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais e história da Educação II. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012.
TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Mikhail Bakhtin: itinerário de formação, linguagem e política. FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais e história da Educação I. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Todos os direitos e responsabilidades sobre os artigos publicados são inteiramente resguardados aos autores.
- Os Anais da SEAGRO detém o direito de primeira publicação.
- O acesso ao conteúdo da revista é livre.