QUALIDADE SENSORIAL DE GENÓTIPOS DE GOIABA IN NATURA

Autores/as

  • Jade Portes Bevilaqua
  • Gabriel Lenen Javarini Moro Universidade Federal do Espirito Santo "Centro de Ciências Agrárias e Exatas" http://orcid.org/0000-0002-7955-8909
  • Abigail Taisi Coelho Pena
  • Tércio Silva Souza
  • Marcia Flores da Silva Ferreira
  • Adésio Ferreira
  • Lidiane Gomes dos Santos

Resumen

A goiaba é uma fruta importante não apenas economicamente, mas também nutricionalmente. A análise sensorial se divide em muitas metodologias, e neste trabalho utilizou o teste de aceitação para analisar três diferentes genótipos de goiaba, Paluma, já existente no mercado, e as Cortibel 3 e Cortibel 6, as quais fazem parte do programa de melhoramento genético do Centro de Ciências Agrárias e de Engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo. Os resultados em uma escala de 0 a 9, variaram entre 6,76 e 7,63, mostrando que de uma maneira geral houve uma boa aceitação dos três genótipos. A variedade Paluma foi a mais aceita pelos participantes, sendo preferida em relação às outras duas, em três de quatro atributos avaliados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Lenen Javarini Moro, Universidade Federal do Espirito Santo "Centro de Ciências Agrárias e Exatas"

Departamento de Agronomia - Melhoramento de plantas

Citas

AZZOLINI, M.; JACOMINO, A. P.; SPOTO, M. H. F. Estádios de maturação e qualidade pós-colheita de goiabas“Pedro Sato”. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 26, n. 1, p. 29-31, 2004.
COSER, S. M.; FERREIRA, M. F. da S.; FERREIRA, A.; SARAIVA, S. H. Diversidade genética de seleções de goiabeiras Cortibel. Revista Brasileira de Fruticultura. V. 36, n 2, pp.391-399. 2014.
DUTCOSKY, S. D. Análise sensorial de alimentos. Curitiba: Champagnat, 1996. 123 p.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2015. Disponível em https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/106#resultado. Acesso em: 29 de junho de 2017.
MINIM, V. P. R. Análise Sensorial: Estudos com Consumidores. Viçosa: Editora U²V,
2006.
PEREIRA, F. M.; NACHTIGAL, J. C. Melhoramento da goiabeira. Bruckner CH Melhoramento de Fruteiras Tropicais (ed.), Viçosa, MG: UFV, p. 267-289, 2002.
R Core Team ,2016. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/.

Publicado

26-09-2017

Número

Sección

Biotecnologia e Melhoramento de Plantas