PROJETO DE INTERVENÇÃO: A ESCOLA COMO EXEMPLO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Renata Souza Ferreira Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Resumo

A educação ambiental está inserida nos parâmetros curriculares nacionais da educação básica como tema de carácter multidisciplinar que apesar de ser um componente curricular obrigatório tende a ser pouco trabalhado em algumas instituições de ensino. Este projeto se iniciou com a observação de um problema nas salas de aula de uma escola da rede municipal de ensino do estado de Alagoas, durante o estágio de docência, que era a falta de lixeiras, fato que desencadeou nos alunos o hábito de jogar lixo no chão durante as aulas. O objetivo deste projeto foi inserir discussões sobre o meio ambiente para ajudar na formação de cidadãos conscientes, que saibam refletir sobre suas responsabilidades no cuidado com o meio ambiente, dentro e fora da sala de aula. O projeto foi realizado com 4 turmas do 6°ano. Foi dividido em três etapas. A primeira etapa consistiu em trabalhar em sala de aula questões ambientais aliadas aos assuntos trabalhados durante o bimestre, como poluição da água e do solo. No segundo passo, os alunos desenvolveram uma redação ou um desenho para recapitular o que foi trabalhado, e na última etapa, os alunos deveriam confeccionar uma lixeira para a sala de aula. Cada turma possuía em média 40 alunos com faixa etária entre 11 e 12 anos de idade, porém somente 80% dos alunos participaram de todas as atividades propostas. Durante as aulas, a participação dos alunos foi significativa, e ao longo das discussões se mostravam mais conscientes, tanto no momento de fala, como em atitudes, visto que quando alguns alunos jogavam lixo no chão da sala, o resto da turma apontava a atitude errada do colega. Em relação aos textos foi observado que 32% dos alunos só copiaram e colaram da internet, e 46% levaram pequenos textos desenvolvidos por eles com o que compreenderam ao longo do projeto e 22% trouxeram desenhos, que exemplificavam o que apreenderem, por exemplo, desenhos divididos em duas partes mostrando atitudes certas e erradas para com o meio ambiente. Após a confecção da lixeira, foi possível notar o policiamento de 100% dos alunos em relação a jogar lixo no chão das salas. Os resultados apresentados mostraram que a partir da problemática do lixo presente no contexto escolar foi possível trabalhar atitudes e reflexões simples de cuidados com o meio ambiente, ajudando os alunos na tomada de consciência ambiental, que deve ser trabalhada ao longo de toda a trajetória escolar.

Palavra-chave: Educação ambiental. Ensino fundamental. Estágio de docência.

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Publicado

15-04-2021