A IMPORTÂNCIA DO ENSINO INVESTIGATIVO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES FINAIS: PROPOSTA DE UM MODELO DIDÁTICO COM ASSOCIAÇÃO DE POLIAS
Resumo
As Ciências Naturais têm sido consideradas como disciplinas difíceis por muitos estudantes do ensino fundamental da educação básica, pois geralmente são trabalhadas em sala de aula com a centralização das práticas nos conceitos e termos técnicos, oportunizando pouco aprendizado significativo e proporcionando poucas situações de reflexão sócio-históricas e científicas (HARDOIM et al., 2019). De Carvalho Júnior (2002, p. 53) relata que uma das dificuldades enfrentadas durante as aulas sobre os conteúdos de física no ensino fundamental II, está relacionado ao fato de ser o primeiro momento em que os alunos têm contato com os conhecimentos específicos desta área de física. De modo geral, os principais desafios não estão relacionados com o campo da física, mas sim, nas relações matemáticas exigidas para atingir os resultados (D’AMBRÓSIO, 1994, p. 12). A partir disso, para facilitar a compreensão dos conteúdos, os modelos didáticos colaboram com as construções teóricas e permitem a aproximação mais sistemática do objeto de estudo, e consequentemente da sua percepção (GUIMARÃES; ECHEVERRÍA; MORAES, 2006). Dessa forma, é importante ressaltar práticas que evidenciem propostas colaborativas, para que o aluno possa ser responsável pela construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para alcançar o objetivo do trabalho. A inserção de práticas experimentais no ensino de ciências torna-se essencial, pois exerce função pedagógica de auxiliar os alunos a correlacionar as teorias, leis e princípios com a prática. Isso pode proporcionar aos alunos um ambiente facilitador para a compreensão dos conceitos, desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes (CAVALCANTE; SILVA, 2008). Desse modo, o professor tem fundamental importância em proporcionar ambientes inclusivos principalmente a partir de modelos didáticos na sua prática docente, além de criar possibilidades de produzi-lo mediante busca conceitual sobre esse instrumento pedagógico (SETÚVAL; BEJARANO, 2009). Sendo assim, neste presente trabalho foi desenvolvido um modelo de associação de polias para contribuir com a elaboração de uma sequência didática, para ser utilizado na temática de física com o conteúdo de máquinas simples em turmas de 7º ano. Desse modo, a principal motivação para a confecção do protótipo foi facilitar a visualização dos alunos sobre o conteúdo, com a finalidade de promover um espaço ambiente integralizador. Com base nisso, o objetivo do trabalho é apresentar um modelo didático reprodutível para os professores do ensino de ciências com intuito de facilitar a compreensão do conteúdo evidenciando a importância da utilização de modelos didáticos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.