COLEÇÃO DIDÁTICA DE VERTEBRADOS E O ENSINO DE ZOOLOGIA

Authors

  • Gabriela Mendonça Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Raiany Caus Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Karla Rainha Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Abstract

O Ensino de Zoologia é considerado conteudista e enfocado na classificação dos animais, priorizando suas características externas e internas, no modo de vida, locomoção e reprodução. Geralmente, o professor da educação básica leciona este tema escorando-se no livro didático, devido à escassez de alternativas acessíveis. A coleção zoológica é um recurso didático de grande importância para a Alfabetização Científica, pois viabiliza as atividades práticas em diversos contextos educacionais. A associação deste material com os métodos investigativos para o ensino, potencializa o desenvolvimento do pensamento científico nos discentes. A coleção didática de vertebrados foi confeccionada a partir de materiais, reagentes e exemplares provenientes do comércio local (C) ou de doações (D), objetivando facilitar a aprendizagem dos estudantes em relação às estruturas anatômicas dos organismos. Destaca-se que não foram realizadas coletas ou abates durante esta pesquisa, com catalogação das notas comprobatórias de procedência animal e as aquisições foram financiadas pela própria equipe. As pesquisadoras elaboraram o material em ambiente acadêmico, seguindo as etapas: aquisição, fixação, preparação, classificação dos animais e etiquetagem. Em via úmida, o peixe (C) passou pelo processo de imersão em solução conservante (formol 10%), que em seguida foi armazenado em frasco de vidro transparente contendo álcool 70%, utilizando o filme de PVC e tampa de plástico para vedação. A parte em via seca comtemplava os crânios, ou seja, coleção osteológica. A peça crâniana de gato (D) foi submetida ao método de limpeza por maceração biológica pela ação das larvas de Dermestídeos (Dermestes maculatus) e o porco (C) pela técnica de enterramento, que em geral é indicada para animais de grande porte. Enquanto, o crânio de cachorro (D) foi recebido já pronto. Assim, foram registrados 4 exemplares (mamíferos e peixe) representando os grupos: Artiodactyla (porco), Carnívora (gato e cachorro) e Peixe (peixe). Os animais conservados e as peças ósseas são objetos de estudo, promovendo a aprendizagem sobre a identificação das características anatômicas, podendo auxiliar os estudos filogenéticos e evolutivos. Neste material os estudantes observam as estruturas que favoreceram as adaptações específicas dos vertebrados como, por exemplo, a sustentação e modo de locomoção. A ferramenta promove a interação física dos alunos com o conteúdo, permitindo sua materialização e a ressignificação dos conceitos científicos em detrimento às memorizações. A coleção zoológica favorece a construção do conhecimento pelos alunos de modo processual, ao articular os conceitos teóricos e práticos a partir das novas vivências em situações de aprendizagem mais atrativas e significativas.

Palavras-chave: Zoologia. Coleção didática. Vertebrados.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

30-06-2020