História, literatura e curtas-metragens: a interdisciplinaridade em experiência na sala de aula

Autores

  • João Pedro Rodrigues de Andrade UFES
  • Tamires Lacerda Gomes da Silva UFES

Resumo

Este artigo relata as experiências referentes ao projeto “História, literatura e curtas-metragens”, que teve como objetivo identificar nas obras literárias estudadas o contexto histórico, relacionando-o com os conteúdos trabalhados. Foi desenvolvido em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Renato José da Costa Pacheco, localizada na cidade de Vitória - Espírito Santo. A partir da relação da História com a Literatura procurou-se explorar o contexto histórico dos séculos XVIII e XIX, utilizando obras das escolas literárias Romantismo, Realismo e Naturalismo.  Por meio da confecção de curtas-metragens, inspirados nessas obras, os alunos desenvolveram habilidades para a aprendizagem da História, como a pesquisa, o trabalho com fontes escritas e a análise crítica dos conteúdos. No decorrer das atividades os estudantes puderam se familiarizar com as produções culturais nacionais, na forma de contos, romances e poesias.  As experiências propiciaram rico momento de aprendizagem aos alunos e em nossa formação. Instigaram a reflexão sobre nossos saberes e fazeres, destacando o uso de metodologias diferenciadas que trabalhassem a criticidade e a criatividade dos estudantes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2018

Edição

Seção

Anais da Semana de História