A Anistia de 1979 nos livros didáticos: considerações críticas

Brenda Soares Bernardes

Autores

  • Brenda Soares Bernardes

Resumo

O trabalho analisa o tema da anistia brasileira aprovada em 1979 a partir de seis livros didáticos, escritos entre 1999 e 2016. Temos por objetivo compreender como o assunto é abordado nos materiais didáticos ao longo do tempo, atentos para como é realizado o tratamento dos fatos e das interpretações sobre as movimentações pró-anistia, sobre a legislação [Lei de Anistia] e as
implicações da mesma. Na primeira parte do texto apresentamos o tema e propomos as seguintes categorias de análise: I) A anistia enquanto projeto do governo Figueiredo; II) A anistia enquanto movimento social; III) As entidades e os grupos específicos envolvidos na luta pela Anistia; IV) O protagonismo feminino na luta pela Anistia; V) A relação da luta pela
Anistia com os outros movimentos sociais; VI) O caráter restrito e recíproco da Lei de Anistia; VII) As consequência da legislação e a inconclusão do processo no pós-1979; VIII) O material iconográfico nos livros didáticos; IX) As atividades propostas nos livros didáticos que trabalham o tema; X) Informações extras sobre a Anistia. Após detalhar a natureza das categorias, partimos para a segunda parte do trabalho, a análise dos conteúdos inscritos nos livros. Feita a investigação, é interessante observar a presença do tema da anistia nos materiais didáticos, como a inclusão de cartazes, letras de música e trechos da legislação aprovada. Fica
no ar, todavia, uma abordagem mais crítica por parte de certos autores, e mesmo, uma explicação mais refinada sobre os movimentos de anistia e a lei aprovada em 1979.


Palavras-chave: Ditadura Militar. Lei de Anistia. Livros didáticos.

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Publicado

23-12-2020

Edição

Seção

Anais da Semana de História