TAMBOR DIALÉTICO E TEORIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM

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Autores

  • Eduardo Ojú UFES/CEUNES
  • Jair Miranda de PAIVA

Resumo

Este artigo oferece uma análise de teorias de ensino aprendizagem, notadamente as desenvolvidas no campo da psicologia por Piaget, Vigotsky e Wallon. Partimos de uma perspectiva crítica ao pensamento moderno, questionando as noções hegemônicas de infância, desenvolvimento e adulto, e os atributos associados, como superior, inferior e primitivo. Concluímos com uma proposta de investigação do conceito de brincadeira, sensível às perspectivas filosóficas referendadas em tradições africanas e contemporâneas, tendo em vista uma determinada concepção de brincadeira advinda das festas em devoção a São Benedito das Piabas e Caboclo Bernardo, praticada pelos brincantes do território quilombola Sapê do Norte, Estado do Espírito Santo. Pressupõe-se que o conceito de brincadeira, possuindo múltiplos sentidos, por vezes antagônicos, pode gerar, no entanto, uma intersecção entre epistemologias distintas, capaz de enriquecer o debate sobre educação em múltiplos espaços, contribuir com a aplicação da lei 10.639/03 da LDB e favorecer o diálogo entre território e academia. 

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Publicado

12-11-2021