DIÁLOGOS NARRATIVOS DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA E DANÇA

A POTENCIALIDADE DOS ENCONTROS NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • OTAVIO TOSCANO Ufes
  • Jussanã Gomes dos Santos
  • Camila Honorio Alves

Resumo

Este texto-cosedura se constitui enquanto uma colcha de retalhos cerzida na disciplina Teorias do Processo de Ensino Aprendizagem e Prática Docente e nos diálogos múltiplos que extravasam os espaços solenes da formação no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, onde integram os autores. A colcha de retalhos é a experiência pedagógica compartilhada e refletida por três professores de áreas distintas que alinhavam seus pontos comuns a partir de diferentes autores estudados na disciplina referida. Costurar as narrativas-retalhos objetiva refletir a prática docente à luz de teorias consolidadas para uma formação continuada protagonizada pelo próprio docente, resultando também em pistas para a construção de uma Teoria da Pedagogia construída por estes profissionais. A metodologia empregada foi a Revisão Bibliográfica e as narrativas docentes. Ao finalizar a tessitura da colcha de retalhos foi possível entrelaçar-costurar a importância das relações sociais e principalmente da comunicação nas situações de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-11-2021