DUALIDADE NO ENSINO E A ESCOLA COMO VETOR DE EMANCIPAÇÃO NA VIDA DOS ESTUDANTES

Autores

  • Felipe Tavares Caetano Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jair Miranda de Paiva
  • Evelyn Maria Pereira Santana
  • Camila Lisardo Pimentel
  • Tainá Zamprogno

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise inicial sobre a dualidade na educação no Ensino Médio e como isso interfere na formação dos alunos tanto no que se refere a formação intelectual, quanto na sua formação humana. Para isso, trouxemos como ponto de discussão o documentário “Pro dia Nascer Feliz”, e direcionamos nosso foco para o trecho de uma aluna que narra sua vida antes e depois da sua passagem pela escola. Usamos como principal suporte teórico para análise do documentário, o livro “Em Defesa da Escola: uma questão pública”, dos autores Jan Masschelein e Maarten Simons. Conclui-se que a Escola, da forma como é proposta e idealizada pelos autores, é sim um ótimo modelo e vem para romper com uma ideia de escola unilateral e extremamente hierarquizada, que realmente coloque o aluno em uma posição favorável para o aprendizado. Apontamos também que para tal, é preciso que mudanças externas a Unidade escolar aconteçam, afim de favorecer a permanecia desses alunos.

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Publicado

27-12-2022