LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS NA SALA DE AULA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho busca apresentar as vivências do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental I, do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, o qual foi realizado numa escola municipal situada na cidade de Linhares, norte do estado do Espírito Santo, entre os meses de agosto e setembro de 2021. Como pressupostos metodológicos, optou-se pelo estudo de caso, uma vez que utiliza o recorte de uma turma. Para tanto, a partir das observações, percebia-se que os alunos tinham interesse pela leitura e contação de histórias e, a partir do livro “A menina que gostava de inventar” (MARISCO, 2020), as crianças criaram outras histórias e ao final, foi confeccionado um caderno coletivo de historinhas. Evidencia-se neste relato de experiência, a importância do planejamento para contribuição da elaboração do conhecimento e circulação dos sentidos produzidos pela classe durante as atividades, levando em consideração os saberes que os estudantes trazem e que transcendam os conhecimentos para além do espaço educacional.
Palavras-chave: Leitura; Produção Textual; Estágio Supervisionado.