LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS COLETIVOS NA SALA DE AULA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Erick Carlos da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES)
  • Isabel Matos Nunes Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES)

Resumo

Este trabalho busca apresentar as vivências do Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental I, do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, o qual foi realizado numa escola municipal situada na cidade de Linhares, norte do estado do Espírito Santo, entre os meses de agosto e setembro de 2021. Como pressupostos metodológicos, optou-se pelo estudo de caso, uma vez que utiliza o recorte de uma turma. Para tanto, a partir das observações, percebia-se que os alunos tinham interesse pela leitura e contação de histórias e, a partir do livro “A menina que gostava de inventar” (MARISCO, 2020), as crianças criaram outras histórias e ao final, foi confeccionado um caderno coletivo de historinhas. Evidencia-se neste relato de experiência, a importância do planejamento para contribuição da elaboração do conhecimento e circulação dos sentidos produzidos pela classe durante as atividades, levando em consideração os saberes que os estudantes trazem e que transcendam os conhecimentos para além do espaço educacional.

 

Palavras-chave: Leitura; Produção Textual; Estágio Supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes

Isabel Matos Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes; professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes

Downloads

Publicado

27-12-2022