AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

UM ESTUDO REALIZADO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo
  • Janaína dos Santos LACERDA Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Resumo

O presente estudo articula-se a uma pesquisa desenvolvida na Iniciação Científica edital PIIC UFES 2021/2022 e está vinculado ao projeto de pesquisa “A Educação Especial no contexto das práticas pedagógicas: contribuições de L.S. Vigotski” sob número na PRPPG 10466/2020. Se propôs a pesquisar os processos de aprendizagem de alunos com deficiência que frequentam as salas de aulas e a sala de recursos multifuncionais (Atendimento Educacional Especializado) do ensino técnico integrado em mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus São Mateus. Nesse sentido, o estudo se refere à uma parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - campus São Mateus e a Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte do Espírito Santo (UFES/CEUNES). Fundamenta-se teórica e metodologicamente nos estudos da perspectiva Histórico-Cultural desenvolvidos por Vigotski (1998, 2011, 2012). Conclui-se com a presente pesquisa a importância de compreender como as práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com deficiência necessitam ser de qualidade para favorecer a acessibilidade ao currículo através de recursos e materiais que colaborem para a efetiva aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Departamento de Educação e Ciências Humanas

Publicado

27-12-2022