A importância da Literatura Afro-Brasileira para crianças e Educação das Relações Étnico-Raciais

construindo novos mundos a partir de “O Mundo no Black Power de Tayó”

Autores

  • Marcela Morais Dal Fior

Resumo

Pensando na negativa histórica sofrida pelos negros, no silenciamento a qual foram submetidos, em nossa sociedade produtora e reprodutora de racismos e na necessidade de desenvolver práticas pedagógicas antirracistas, este artigo ter por objetivo discutir as contribuições da literatura afro-brasileira para crianças no desenvolvimento uma Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), de modo a fortalecer a construção de pertencimento identitário positivo, reconhecimento da valorização cultural e histórica africana e afro-brasileira. Buscamos favorecer novas leituras e percepções sobre literatura afro-brasileira para crianças, e provocar outras formas de vincularmos literatura e ERER, apontando para a grande valia da construção de uma educação literária antirracista desde a infância. Para tanto, realizamos análise da obra “O Mundo no Black Power de Tayó” (2013) com autoria de Kiusam de Oliveira escrita em um contexto pós promulgação da Lei 10.639/2003. Usamos a perspectiva teórica da literatura afro-brasileira defendida por Eduardo de Assis Duarte (2010) para nortear a análise. Os resultados apontam que o enredo analisado constitui em um potente instrumento para a luta no combate à discriminação racial e ao desenvolvimento de uma educação antirracista, e podem permitir às crianças negras sentirem-se representadas nessas histórias, e às crianças não negras reconhecerem a história de um povo que contribuiu fortemente para a formação do povo brasileiro. Nesse sentido, educar para as relações étnico-raciais é educar para a formação humana dos indivíduos, tal como a literatura que expressa nossa existência cultural, artística, política e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-12-2022