Os processos de desenvolvimento da linguagem escrita e as contribuições do desenho infantil

Autores

  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar as contribuições do desenho infantil para os processos iniciais de escrita tendo como referência teórica os estudos da abordagem Histórico-Cultural de desenvolvimento humano. Nesse contexto, entendemos que o desenho como prática constante na Educação Infantil é visto como possibilidade de expressão, de criação e de imaginação, além de ser uma das primeiras formas juntamente com a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral de ‘ser e estar no mundo’. Tendo em vista a alfabetização, o desenho também é considerado como uma produção da criança que antecede e acompanha o desenvolvimento da linguagem escrita (VIGOTSKI, 1998; LURIA, 2001). Entendemos que o caráter simbólico do desenho vai se constituindo com base na linguagem oral que irá fornecer as bases para a construção da significação da linguagem gráfica e escrita.

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Biografia do Autor

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Departamento de Educação e Ciências Humanas

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Publicado

27-12-2022