O olhar do professor no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental:

das questões afetivas à alfabetização

Autores

  • Beatriz Filipini Bastianello Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bruna Almeida de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo UFES
  • Roberland Silva Sousa Universidade Federal do Espírito Santo UFES

Resumo

O presente estudo busca sintetizar alguns resultados de uma Trabalho de Conclusão de Curso realizado no curso de Pedagogia Do Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Objetivando compreender as concepções de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental que trabalham com o processo de transição do aluno, o trabalho busca analisar quais são os impasses nessa transição e qual o espaço que a afetividade ocupa nas relações construídas no espaço escolar, dando ênfase no processo de alfabetização, pois, no primeiro ano do Ensino Fundamental esse processo torna-se central na prática docente. Assim, o referencial utilizado pra compreender os processos afetivos envolto nessa transição é a teoria desenvolvimentista de Henri Wallon, além de autores que discutem alfabetização como Kleiman (1995), Soares (2018), e a legislação educacional vigente Brasil (2017, 1996, 1998). Por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras do 1º ano do Ensino Fundamental, chegou-se à conclusão de que a transição pode ser influenciada por diversos fatores, sejam eles internos e externos, e que uma das pautas mais levantadas pelos professores são as questões ligadas a alfabetização, o que pode dificultar o processo de adaptação, haja vista que são realizadas atividades de sistematização da escrita que muitas vezes se tornam dificultosas para as crianças que estão chegando da Educação Infantil.

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Publicado

27-12-2022