A Educação alimentar e nutricional no contexto pandêmico, e impactos da ausência de interação social sobre a visão de Vygotsky.

Educação alimentar e nutricional no contexto pandêmico, e impactos da ausência de interação social sobre a visão de Vygotsky.

Autores

  • ISAMARA OLIVEIRA LIMA UFES

Resumo

Esse artigo apresenta reflexões em torno do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar das áreas de Ciências da Natureza e Matemática sobre a temática educação alimentar e nutricional em um momento histórico marcado pela pandemia.  A ausência de interação social causada pela pandemia do Covid-19, acarretou diversos prejuízos ao desenvolvimento cognitivo, social, emocional e aprendizagem das crianças. Segundo Vygotsky, a interação social é um elemento fundamental no desenvolvimento pois através das relações sociais os alunos internalizam aspectos socioculturais e se desenvolvam de forma holística. Além disso, o professor desempenha papel crucial para o desenvolvimento do estudante, visto que a mediação do professor por meio dos recursos tecnológicos durante a pandemia, fortaleceu o vínculo afetivo com os estudantes e ampliou novas possibilidades apesar das limitações com o distanciamento. Esperamos que as reflexões em torno desse projeto contribuam na perspectiva de criarmos novas possibilidades apesar das diversas limitações e sempre mantermos a esperança e o cuidado com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-01-2023