Infância do brincar e brinquedo como produção de subjetividade
Resumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar o brincar e os brinquedos na infância, tomando como referência algumas inspirações em Benjamim em relação ao tema, relacionando as diferentes formas de brincar, a produção de subjetividade no brincar e os diferentes conceitos do brincar, presentes nas culturas infantis. Buscamos identificar como os jogos e os brinquedos formam nas crianças o modo de ver o mundo, de relacionar com ele. Identificamos como os jogos e brinquedos contribuem para a formação da subjetividade da criança e assumem um importante papel de produzir sentidos e significados, atuam no desenvolvimento psicológico e cultural que são evidentes na infância. Como metodologia fizemos uso da pesquisa bibliográfica, tomando referenciais de Benjamim e Vygotsky, entre outros. Cada criança brinca à sua maneira, com base na sua cultura, suas particularidades, pois o brincar é um elemento que não admite fronteiras. Como resultados, destacamos os os reflexos positivos que o brincar têm na relação de construção de subjetividades.
Palavras-chave: Infância; Brincar. Brinquedo. Subjetividade.