UM OLHAR PEDAGÓGICO ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI

Autores

  • ANA LUCILA RIBEIRO DANTAS FAGUNDES LIETE UFES
  • Fabiana Ferreira Pinheiro
  • Isabel Matos Nunes
  • Rita de Cássia Cristofoletti

Resumo

O artigo está relacionado aos estudos elencados na disciplina Ensino e Educação Especial no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica relacionado às teses de Vigotski, psicólogo russo, proponente da Psicologia Histórico-Cultural que versa contribuições para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. Apresenta um breve panorama da história da Educação Especial e tem como objetivo desvelar algumas contribuições através dos conceitos e estudos desenvolvidos dentro desta perspectiva com foco nas práticas pedagógicas relativas aos alunos com deficiência. Justifica-se, pois, embora, tenha morrido jovem suas pesquisas e ideias influenciaram pensadores da época e ainda continuam a influenciar na atualidade. Seus estudos foram inovadores causando um impacto na psicologia e pedagogia, assim suas ideias têm sido bastante discutidas na atualidade. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu na sintetização dos estudos durante a disciplina. Conclui que as reflexões de Vigotski relacionadas à educação da pessoa com deficiência possibilita pensar uma proposta que ressignifique as práticas pedagógicas desenvolvidas para os alunos com deficiência.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2023