TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Fabiana Ferreira Pinheiro UFES
  • Ana Lucila Ribeiro Dantas Fagundes
  • Isabel Matos Nunes
  • Rita de Cassia Cristofoleti

Resumo

O texto apresenta reflexões e conhecimentos adquiridos na disciplina denominada Ensino e Educação Especial, como parte do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus São Mateus. A disciplina propõe, destacar a teoria de Vigotski e suas contribuições para a área das ciências humanas, bem como, oferecer subsídios teóricos para a compreensão da relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, público da educação especial, tendo como referencial teórico a abordagem histórico-cultural desenvolvida pelo autor estudado. Partindo de uma metodologia de estudo bibliográfico do referido autor e também de pesquisas e textos realizados por pesquisadores que debruçaram seus estudos na teoria Histórico-Cultural, as reflexões descritas nesse texto terão como premissa, compreender algumas das contribuições e reflexões de Vigotski para a Educação Especial presentes na obra Fundamentos da Defectologia – Tomo V, que abrange ensaios, palestras e prefácios, abordando em seus escritos proposições acerca do desenvolvimento em pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2023