AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSTAURADAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O TRABALHO COLABORATIVO

Autores

  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo
  • Débora Valim INOCH Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Resumo

O presente estudo vincula-se a pesquisa desenvolvida na Iniciação Científica Edital PIIC 2022/2023 (UFES) e se propôs a pesquisar as práticas pedagógicas instauradas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) envolvendo a Sala de Recursos Multifuncionais e o trabalho colaborativo realizado entre o professor da sala de recursos e o professor da sala de aula do ensino comum que colaboram para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, público-alvo da Educação Especial. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Ensino Fundamental de São Mateus/ES. Fundamentou-se teórica e metodologicamente na perspectiva Histórico-Cultural de desenvolvimento humano elaborada por Vigotski (1998, 2000, 2005, 2011, 2012) e em seus estudos sobre a defectologia (2011, 2012). Foi possível com o estudo compreender as práticas pedagógicas que são realizadas no Atendimento Educacional Especializado na escola investigada, especificamente na sala de recursos multifuncionais para alunos da Educação Especial e contribuir com reflexões que auxiliem os projetos na área de formação de professores no que tange a acessibilidade curricular.

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Biografia do Autor

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Departamento de Educação e Ciências Humanas

Débora Valim INOCH, Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo. 

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Publicado

25-10-2023