HIPERFOCO COMO CAMINHO PARA O APRENDIZADO E INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO

Autores

  • Thais Almeida do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo
  • Valquíria Brommenschenkel Prommerchenkel
  • Maria Betânia Cavalcante Silva Santos

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que pode se manifestar como uma alteração na capacidade de concentração das crianças, resultando em episódios de hiperfoco em estímulos específicos. Nesse contexto, ressalta-se a importância da aprendizagem significativa, destacando a importância do professor na adaptação do processo de ensino para facilitar a compreensão dos conteúdos por esses alunos, além disso, o emprego de atividades lúdicas serve como instrumentos para despertar o interesse. Nesse sentido, o estudo apresenta uma intervenção pedagógica voltada para um estudante do segundo ano do Ensino Fundamental, buscando integrar seu interesse pelo anime Pokémon no processo de ensino e aprendizagem. A intervenção foi conduzida em uma instituição de ensino fundamental e teve como foco a adaptação de atividades relacionadas às disciplinas de português e matemática. A combinação do hiperfoco e a utilização das atividades lúdicas se mostrou potencial na promoção da aprendizagem. Entretanto, identificou-se desafios na implementação da educação inclusiva, principalmente a respeito da necessidade de integração entre a sala de aula regular e o Atendimento Educacional Especializado. O estudo enfatiza a importância e a necessidade de uma abordagem colaborativa entre esses espaços. Além disso, salienta a necessidade de uma formação abrangente dos educadores para superar os desafios presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2023