DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ruth Sales Firme Moreira Ufes
  • Rita de Cassia Cristofoleti

Resumo

Este trabalho é resultado da articulação entre aulas da disciplina de Ensino Fundamental I, ministradas no 7º (sétimo) período do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), bem como das vivências de estágio experienciadas no 1º (primeiro) ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal, localizada em São Mateus, ES. A metodologia utilizada compreende pesquisa bibliográfica e etnográfica, quando associa leituras concernentes à escola na sociedade, trabalho docente, sala de aula e discentes às observações e vivências realizadas e registradas durante o estágio. Como resultados, o trabalho apresenta discussões acerca do (não) lugar de estagiário(a) na escola, ao recebimento ou não do(a) estagiando(a) no grupo escolar - seja por parte de discentes ou da equipe que atua na unidade de ensino -, atravessamentos, (des)afetos, além das dores e delícias do/no processo de aprendizagem - por parte das crianças e do(a) estagiário(a) que, nesse lugar, se apropria do espaço de quem está aprendendo sobre o trabalho docente e o processo de constituição humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2023