REFLEXÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • ANA LUCILA RIBEIRO DANTAS FAGUNDES LIETE UFES

Resumo

A Educação Especial no Brasil, a partir da década de 90 foi marcada pelo avanço nas discussões e consequentemente nas legislações pertinentes a ela, as quais geraram mudanças significativas na educação do país que assumiu um caráter inclusivo, no entanto, ainda hoje, apesar da proposta de inclusão escolar que visa descaracterizar a deficiência como impedimento físico de desenvolvimento da aprendizagem,  permitindo caminharmos em direção a uma concepção social diferente, está ainda tem sido um dos maiores desafios educacionais. Desse modo, este trabalho apresenta em seu objetivo refletir sobre o desenvolvimento do aluno com deficiência embasado nas elaborações de Saviani e Vigotski. Para tanto, a opção metodológica foi pela pesquisa bibliográfica nos livros de Dermeval Saviane, Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações, 2019 e Vigotski, Obras Completas – Tomo Cinco: Fundamentos de Defectologia. / Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), 2022. Justifica, pois na política de Educação Especial na perspectiva inclusiva a ideia é perceber a individualidade do aluno com necessidades especiais, é conceber uma educação onde ele faça parte do processo educacional, onde ele possa se constituir, porém no contexto das escolas tal processo ainda tem gerado muitos embates, assim espera contribuir nas questões visando o desenvolvimento dos alunos com deficiência. Neste sentido, as análises apresentadas permitiram perceber que a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural se harmonizam, dialogam e colabora, uma com a outra, para o desenvolvimento dos alunos com deficiência.  A Psicologia Histórico-Cultural, ao tratar do tema desenvolvimento permite perceber que não é a questão biológica que nos define, mas as interações sociais, sendo estas necessárias para a formação das funções superiores psicológicas. Já a Pedagogia Histórico-Crítica visa uma educação que dialogue através do conhecimento do aluno a fim de enriquecê-lo, de transformar, que mobilize e incentive o aluno a construção do conhecimento. Assim, a convergência entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica caracteriza-nos como ser histórico-social, aprendemos a partir das interações estabelecidas com o mundo natural e com os nossos semelhantes, nisto a forma como é mediado o ensino dos alunos com deficiência apresenta como fator determinante na sua constituição, na sua formação como pessoa humana.

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Publicado

25-10-2023