O O NOVO ENSINO MÉDIO – LEI Nº13.415/2017

UMA PERSPECTIVA DE PROPORCIONAR UM MAIOR INTERESSE DO JOVEM PELOS ESTUDOS ATRAVÉS DA AUTONOMIA DA ESCOLHA

Autores

  • Priscila Faria Moraes UFES
  • Franklin UFES

Resumo

Relata-se aqui a experiência desenvolvida durante o início da Implementação do Novo Ensino Médio, em uma escola Estadual do Espírito Santo, com a finalidade de reduzir a evasão escolar, a falta de interesse do discente e a defasagem na aprendizagem foi aprovada a Lei Federal 13.415/2017. As mudanças trazem o aumento da carga horária e uma nova organização curricular com a perspectiva de promover a autonomia do discente na escolha de um Itinerário Formativo de Aprofundamento. O estudo desta autonomia que justificativa esta pesquisa, que trouxe a abordagem da teoria de Vygotsky. Acolhendo a indicação que o indivíduo pode escolher o currículo que mais apresente interesse na sua expectativa de conhecimento, objetiva a pesquisa traçar uma das alternativas pedagógicas emancipadoras para estes sujeitos em situação de escolha, para que possam exercer esta autonomia. Para coleta de dados recorre-se à entrevista semiestruturada e para análise dos dados buscou-se a metodologia de objetivos da análise textual discursiva. As entrevistas foram realizadas no mês de agosto de 2023, com 4 professores representantes das áreas de conhecimento e três grupos de alunos representantes dos três Itinerários da instituição, em formato de grupo-focal. Diante da Teoria de Vygotsky (1896-1934) sobre a autonomia do sujeito, discutiu-se os três elementos, conclui-se que tal escolha possibilitou um julgamento sobre as partes entrevistadas sobre a questão do currículo, demonstrando que ambas partes identificaram que houve perda de conteúdos de aprendizagem, uma vez que os conteúdos do eixo da Base Comum da educação básica foram retirados, possibilitando perda de conhecimento.

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Biografia do Autor

Franklin, UFES

Possui graduação em Licenciatura Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Ciências (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, Sistemática e Biogeografia de Mollusca. Curadoria. Oceanografia Biológica. Pesca de Arrasto. Dragagem de Fauna Marinha. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Ambiental, Formação de Professor de Ciências e Biologia. Formação Continuada. Ensino na Educação Básica. Prática Docente. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

25-10-2023