INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO SISTEMA DE ENSINO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES 

PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Autores

  • Kamilly dos Santos da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo é resultado dos estudos realizados na disciplina Educação Especial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus, e discute o processo de inclusão de pessoas com deficiência física no sistema de ensino. Tem como objetivo geral compreender de que forma as pessoas com deficiência física estão incluídas nas escolas regulares, e como objetivos específicos, apresentar a trajetória filosófica, histórica e política das ações voltadas para o público alvo da educação especial, identificar a formação necessária para atuar nessa  área de inclusão e conhecer algumas experiências acerca dessas discussões através de publicações científicas. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa e utiliza como proposição metodológica a pesquisa bibliográfica, realizando as buscas a partir dos seguintes termos descritores: deficiência física, estudantes e inclusão. Os resultados obtidos nessa pesquisa poderão contribuir para a reflexão de como os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem exercem sua função em relação ao aluno com deficiência física e proporcionar um olhar crítico sobre a educação inclusiva, dando subsídios para que ela se torne realidade.

 

 

 

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Publicado

25-10-2023