Se Liga No Streaming

Produção e transmissão de vídeos educativos na escola

Autores

  • Giovanna Lyssa Moreira Salles Ufes São Mateus
  • Ailton Pereira Morila Ufes São Mateus
  • Alexandre da Silva Mendes

Resumo

Este resumo tem como objetivo apresentar o trabalho executado no período de um ano na EEEFM Wallace Castello Dutra (presente no município de São Mateus), com o propósito de incentivar e auxiliar alunos do Ensino Básico na produção de material midiático de cunho científico/acadêmico através de uma linguagem mais lúdica e didática, facilitando a compreensão de tais assuntos para os estudantes de nível fundamental/médio. Ao nos depararmos com o avanço de nossa sociedade, percebemos que o desenvolvimento da tecnologia digital causou um grande impacto nas pessoas. A praticidade e facilidade na execução de tarefas e ao acesso de informações diversas deu a luz à geração de “nativos digitais”, pessoas que nasceram/cresceram inseridos na era digital, e que são fluentes em linguagem da internet, de videogames e computadores (Prensky, 2001, p. 1). Com isso, poderíamos até pensar que todos conseguiriam assumir o cargo de produtores de conteúdo, mas o que nos impede de ver isso em nossa sociedade? A apropriação desigual de capital cultural e tecnológico (Canclini, 2019) é um dos fatores que impedem muitos nativos digitais de fazerem o uso de sua própria fluência. Isso se deve ao acesso a mecanismos tecnológicos que está concentrado — em um âmbito tanto nacional quanto global — nas mãos das potências oriundas do capitalismo. Essa polaridade tecnológica nos mostra que, na sociedade atual, pessoas que possuem tal acesso sociocultural e econômico pertencem aos produtores de conteúdo, e os que não acessam tais espaços, se tornam apenas consumidores. A partir desse contexto, o projeto vem com a intenção de desconstruir tal dicotomia, apresentando a escola como um espaço para a mudança, através de uma rede de streaming educativa com o objetivo de incentivar a divulgação científica nas escolas de Ensino Básico, pensada e produzida em parceria com alunos da instituição selecionada, utilizando os principais canais de informação, tais como Instagram, Youtube, e até Spotify. A seleção de alunos bolsistas foi realizada a partir da análise de roteiros produzidos pelos próprios alunos do Ensino Médio, nos quais os critérios de avaliação foram coesão e coerência do texto e criatividade para roteiros. Após a etapa de seleção, foram realizados momentos de teoria com os alunos, onde foram estudados textos sobre divulgação científica, direção, roteirização, manuseio e posição de câmeras, entre outros temas relacionados à produção de conteúdo digital. Após a teoria, os alunos iniciaram o período de prática, que contou com a criação de uma grade de programação, de programas para as redes digitais diários, com uma linguagem descontraída.  Apesar de o projeto ainda estar em andamento, os alunos mostraram muita familiaridade e desenvolvimento com as áreas de trabalho dentro do cenário midiático (direção de programação, direção de conteúdo, edição, roteirização), o que endossa a efetividade do projeto que, como dito acima, tem como objetivo de facilitar o acesso de estudantes dos ensinos fundamental e médio a conteúdos científicos, e de promover a dissolução do monopólio do acesso à tecnologia, dando a todos a oportunidade de ser produtor de conteúdo, e não apenas consumidor.

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Publicado

25-10-2023