INCLUSÃO DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS E PROCESSOS

Autores

  • Bruna Silva Santos UFES
  • Keli Simões Xavier Silva Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-5227-4191
  • Daniel Junior da Silva Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus

Resumo

Este estudo representa uma parte da pesquisa de conclusão do curso de graduação em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, com o objetivo de analisar os desafios e processos de ensino-aprendizagem de uma estudante com deficiência visual em uma escola do campo, considerando a interação entre a sala de recursos multifuncional, a sala de aula regular e a escola do campo. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, com observação participante e diário de campo como métodos, além de revisão de literatura e análise documental, os resultados destacam desafios relacionados à acessibilidade, recursos, formação e diretrizes, enfatizando a importância da Pedagogia da Alternância na inclusão dos alunos na realidade do campo. É salientado que a Educação do Campo deve ser inclusiva, mas não às custas da invisibilidade da educação especial na realidade rural, defendendo que o campo seja um ambiente potencializador para esses alunos, não de apagamento.

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Publicado

25-10-2023