TRABALHO COLABORATIVO E INCLUSÃO ESCOLAR

AS AÇÕES DO NAPNE NO IFES - CAMPI SÃO MATEUS E CENTRO-SERRANO

Autores

  • Erick Carlos da Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Erivania do Nascimento Coutinho Majeski Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isabel Matos Nunes Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este trabalho tem como propósito apresentar as perspectivas de trabalho pedagógico e acessibilidade nos campi Centro-Serrano e São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Com base em duas pesquisas distintas, um Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Pedagogia e uma dissertação de mestrado em Ensino na Educação Básica, este estudo busca examinar a abordagem adotada por esses campi em relação à inclusão e acessibilidade. A metodologia empregada adere a uma abordagem qualitativa, pautada em uma pesquisa exploratória. Em ambas pesquisas, optou-se em utilizar como instrumentos metodológicos as entrevistas com profissionais da educação dos campi e análise documental. Além disso, como aporte teórico, as pesquisas dialogam com Elias (1994) e Vigotski (1998). Para tanto, os resultados das pesquisas evidenciam que o IFES, nos campi Centro-Serrano e São Mateus, tem implementado medidas significativas para promover a inclusão e acessibilidade. No que diz respeito à acessibilidade, os procedimentos de atendimento ao público-alvo da educação inclusiva foram estabelecidos, demonstrando o compromisso da instituição com a diversidade. As pesquisas também destacaram a importância das formações pedagógicas e a relevância das mudanças na política de ações afirmativas nº 13.409/2016, que impulsionaram a entrada de estudantes do público-alvo da educação inclusiva no IFES e em nível nacional. Embora haja um reconhecimento do trabalho colaborativo realizado na instituição, as pesquisas apontaram a necessidade de formação continuada para os professores, visando aprimorar a capacidade de lidar com as demandas da educação inclusiva. O estudo conclui que os campi Centro-Serrano e São Mateus do IFES estão empenhados em promover uma educação inclusiva e acessível. As pesquisas reforçam a relevância das ações adotadas para assegurar a inclusão de todos os alunos, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais. No entanto, ressalta-se que os desafios para a inclusão educacional ultrapassam a questão do acesso físico, envolvendo também barreiras pedagógicas e atitudinais. Nesse sentido, a continuidade das formações pedagógicas e a conscientização sobre a importância da educação inclusiva são elementos cruciais para enfrentar esses desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erick Carlos da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo

Pedagogo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal do Espírito Santo, campus São Mateus.

Erivania do Nascimento Coutinho Majeski, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestra em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Coordenadora do Napne do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Centro-Serrano.

Isabel Matos Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação e Professora do programa de pós-graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Downloads

Publicado

25-10-2023