VOZES DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO: APROXIMAÇÕES

Autores

  • Ruth Sales Firme Moreira Ufes
  • Débora Valim Inoch
  • Leticia Cellia Gadeia
  • Jair Miranda de Paiva

Resumo

Intencionamos neste artigo discutir aspectos do ensino médio articulados à sua história no Brasil, seu atual contexto, bem como discutir, entrelaçando referenciais teóricos, falas de estudantes dessa etapa da educação básica de uma escola pública: suas impressões, perspectivas, sonhos, vivências e (des)afetos os quais atravessam suas jornadas escolares. Tendo em vista questões acerca do Novo Ensino Médio (NEM), as investigações realizadas tiveram como metodologias pesquisa bibliográfica, documental e um encontro com um grupo de discentes da segunda série do ensino médio, da/na escola EEEM Ceciliano Abel de Almeida - unidade de ensino localizada no norte do estado do Espírito Santo -, momento no qual foram realizados depoimentos orais do coletivo presente. Os dados alcançados revelam que, mesmo com o passar dos anos do seu surgimento, o ensino médio com perspectivas ao ensino superior continua sendo majoritariamente para pessoas elitizadas, ao passo que forma para o mercado de trabalho as classes menos favorecidas. Além disso, documentamos, ainda, fala dos/as discentes as quais entrelaçam um desejo por ascensão social, impasses entre a obrigatoriedade da escola e a falta de estímulo em frequentá-la, além dos sonhos e projetos que foram postos em circulação através das vozes presentes.

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Publicado

25-10-2023