Teoria Histórico-Cultural: Perspectiva para uma prática pedagógica inclusiva

Autores/as

  • ELIZANGELA MORONARI SEDU - Secretaria de Estado da Educação
  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo - UFES / Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES https://orcid.org/0000-0001-8180-2600

Resumen

Este artigo tem como objetivo debater sobre as contribuições de Vigotski acerca dos estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento de pessoas com deficiência no que implica o conceito de defectologia e compensação sociopsicológica, o uso de recursos acessíveis e caminhos indiretos, para que a aprendizagem não tenha limites para o sujeito. Também será apresentado um relato de experiência que teve como foco uma estudante, público-alvo da Educação Especial, matriculada no 9º ano dos anos finais do ensino fundamental, em uma das escolas da rede municipal de São Mateus. O contexto histórico da Educação Especial, bem como as práticas pedagógicas são também abordados. As reflexões sobre a importância da Literatura na prática pedagógica e as implicações na aprendizagem e no desenvolvimento do estudante público-alvo da Educação Especial são consideradas como meio de interação e conhecimento. Por fim, o reconhecimento de que a Teoria Histórico-Cultural contribui nas reflexões sobre a inclusão social e educacional da pessoa com deficiência.

 

Biografía del autor/a

  • Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES / Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES

    Professora da Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo- Campus São Mateus. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Ensino e Práticas Culturais. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS (2014). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Graduada em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Possui formação no Magistério com habilitação para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como professora da Educação Infantil, como coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como coordenadora de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba e na Faculdade Cenecista de Capivari. Foi professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Capivari (São Paulo) e professora da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba (São Paulo) no curso de Pedagogia. Foi coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES-UFES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relações de Ensino, Educação Especial, Alfabetização, Estágio Supervisionado atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Desenvolvimento humano e Aprendizagem, Formação de Professores, Ensino Fundamental, Educação Infantil, Ensino e Aprendizagem, Prática de Ensino, Dificuldades de Aprendizagem, Alfabetização, Estágio Supervisionado.

    Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas – DECH do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – CEUNES/Ufes. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB).

Publicado

25-11-2024