O USO DE CAMINHOS INDIRETOS NO ENSINO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS POSSIBILIDADES

Autores

  • Janaina dos Santos Lacerda Centro Universitário Norte do Espírito Santo
  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Resumo

O estudo faz parte da pesquisa desenvolvida na Iniciação, edital PIIC 2023/2024 da Universidade Federal do Espírito Santo e teve como objetivo pesquisar as práticas pedagógicas instauradas no cotidiano das salas de aulas e na sala de recursos multifuncionais do ensino técnico integrado do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus São Mateus, a fim de compreender os processos de aprendizado dos estudantes com deficiência e propor formas de redirecionamento do trabalho pedagógico através da elaboração de materiais e recursos diferenciados que possibilitem a acessibilidade do aluno ao currículo. A pesquisa se refere à uma parceria entre o IFES e a Universidade Federal do Espírito Santo/Centro Universitário Norte do Espírito Santo (UFES/CEUNES) que foi iniciada no edital PIIC 2020/2021 com continuidade no edital PIIC 2021/2022 e edital PIIC 2023/2024. Fundamentou-se teórica e metodologicamente nos estudos da perspectiva Histórico-Cultural desenvolvidos por Vigotski (1998, 2011, 2012). Conclui-se, com o desenvolvimento da pesquisa, que a teoria dos caminhos indiretos propostos por Vigotski, embasa as necessidades de recomeços e torna o alcance dos objetivos educacionais muito mais plausível.  Ao propor recursos alternativos e caminhos diferenciados que possibilitam o ensino e a aprendizagem dos conteúdos ensinados em sala de aula, desafia-se pesquisadores e professores a se reinventarem e verem os conteúdos ministrados através de um leque de possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Departamento de Educação e Ciências Humanas

Downloads

Publicado

25-11-2024

Edição

Seção

Trabalhos Completos