ANÁLISE DO FILME “O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN” PELA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma análise do filme, “O milagre de Anne Sullivan” a partir da abordagem histórico-cultural desenvolvida por Lev Semyonovich Vigostski. O filme baseado em fatos reais retrata a relação de uma menina surda e cega com sua professora Anne Sullivan. Sullivan entendendo o papel da linguagem para o desenvolvimento cognitivo, ensina Helen a língua de sinais tátil, exercendo o papel de mediadora no processo de aprendizagem de Hellen, levando-a a alcançar o nível de desenvolvimento potencial. Vigotski argumenta que o aprendizado se dá primeiro nas interações sociais, e depois para o nível individual, sendo o principal mediador desse processo a linguagem. Conclui-se que o filme “O milagre de Anne Sullivan” conseguiu demonstrar através da história de Helen, que a mediação social, através da linguagem é um fator fundamental para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, corroborando com a teoria formulada por Vigotski demonstra que o meio social é mais importante para o desenvolvimento humano do que as questões biológicas.
Palavras-chave: Anne Sullivan. Histórico-cultural. Vigotski.