A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS CONTRA-COLONIAIS MEDIADAS NOS ESPAÇOS ESCOLARES
Resumo
Este artigo apresenta a relevância de um ensino contextualizado e significativo desenvolvido em duas escolas públicas da Educação Básica no Estado do Espírito Santo. O processo de ensino aprendizagem em consonância a temática Afro-indígena nos espaços escolares, acarreta uma gama de implicações. O artigo retrata desdobramentos de práticas em espaços escolares diferentes, porém a aprendizagem afetiva e a interação entre os sujeitos, fortalece a circularidade dos métodos e conteúdos a serem ensinados sobre os povos indígenas e afrodescendentes, independente da comunidade escolar. A temática afro-indigena nesse contexto, se esbarra com a aculturação e ao mesmo tempo se enriquece com as epistemologias da vida desses povos que está presente no cotidiano de todos. Neste sentido, o artigo busca reverberar os saberes dos povos tradicionais de forma significativa, no qual a aprendizagem mediada tem o papel importante na construção dos saberes no que tange às leis 10.639/03 e 11.645/08. Para tais ações, utilizou-se a pesquisa qualitativa embasada na aplicação, ou seja, para as diversas possibilidades de atuação pedagógica. E a pesquisa bibliográfica que embasa as práticas para atuação sobre os povos indígenas. O artigo ressalta a importância da aplicação das leis nos espaços escolares, enfatiza a necessidade de pesquisas e práticas de aprendizagem mediada para a apropriação de epistemológicas dos saberes e ancestralidades dos povos originários e afro, elencando recursos das vivências destes povos.