CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI NA EDUCAÇÃO BÁSICA CONTEMPORÂNEA
Resumo
Neste artigo, a partir de uma pesquisa bibliográfica, apresentamos conceitos centrais da obra de Vigotski[1] aplicados à educação básica, principalmente no que tange à educação de jovens e adultos. O objetivo é desvelar a linha de pensamento de Vigotski e esboçar possíveis implicações dessa concepção para a educação escolar contemporânea. Sintetizamos aspectos essenciais de seus estudos. Ressaltamos seu amplo conhecimento em diversas áreas que contribuem para o desenvolvimento intelectual infantil, abrangendo não apenas processos cognitivos, mas também o papel da cultura, das relações sociais e da linguagem no desenvolvimento humano. Iniciamos com a organização da educação básica, enfatizando a modalidade de Educação de Jovens e Adultos[2], e sua legalidade. Abordamos a visão vigotskiana na educação, destacando sua abordagem histórica e dialética do comportamento e o desenvolvimento humano. Destacamos conceitos fundamentais como mediação, relações sociais e dos caminhos alternativos, os quais desempenham papel importante nas interações que promovem o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação básica contemporânea.Parte superior do formulárioParte inferior do formulário Concluímos que Vigotski exerce uma influência significativa em nossas pesquisas e estudos, especialmente no contexto das práticas pedagógicas e do processo de ensino na educação.
[1] Existem diversas variações da escrita do nome Vigotiski, tais como Vygotski, Vygotsky, Vygotskii e Wigotski. Sendo assim, adotaremos a grafia Vigotski, conforme Duarte (2001) e Prestes (2010). Entretanto, serão preservadas as variações utilizadas em cada referência bibliográfica, o que nos impedirá de padronizar a grafia do nome do autor.
[2] A partir deste ponto, utilizarei o termo EJA para referir-se à Educação de Jovens e Adultos.