O O USO DAS HQS (HISTÓRIAS EM QUADRINHOS) SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS E DA ABORDAGEM MULTIMODAL

Autores

  • SIMONE SALVADOR DE NADAI UFES/CEUNES
  • ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS

Resumo

Este estudo investiga o papel das histórias em quadrinhos (HQs) no ambiente escolar brasileiro, focando na sua utilização e percepção além das funções tradicionais de uso. O objetivo é compreender como as HQs são integradas ao currículo e usadas na prática pedagógica, explorando a percepção dos alunos e professores sobre o gênero. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa participante. A análise inclui retextualizar HQs com ferramentas digitais, promovendo a integração verbal e visual e desenvolvendo habilidades metalinguísticas e críticas. O embasamento teórico abrange contribuições interacionistas da linguagem de Bakhtin (2003) e Vigotski (1998, 2000), os multiletramentos no ensino abordados por Rojo (2012), a multimodalidade presente nas produções de HQs descritas por Vergueiro e Rama (2020) e a prática de retextualização sob o olhar de Silva (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-11-2024