AS IMPLICAÇÕES TEÓRICAS DE VIGOTSKI NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS INFÂNCIAS

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo examinar as contribuições de Vigotski no âmbito dos processos educacionais de infâncias, a partir das concepções de sua teoria histórico-cultural, pondo em evidencia a função das interações sociais no cenário cultural, no que se refere ao desenvolvimento das crianças. Busca-se demonstrar as infâncias como protagonistas sociais, em suas relações estabelecidas entre pares, na produção e apropriação da cultura. Pretende-se discutir, sob o aporte das concepções vigotskianas, os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal, de mediação docente nas ações pedagógicas e da relevância da linguagem, sobre a importância desses conceitos nos processos de ensino-aprendizagem das infâncias. Por meio dos resultados das pesquisas, evidenciadas em suas teorias, discutiremos, à luz deste autor, sobre o desenvolvimento das infâncias, através de metodologias colaborativas, onde a brincadeira e as interações atuam como elementos essenciais na composição de aptidões cognitivas e sociais. Ao final desta comunicação, salienta-se a dimensão da pertinência das ideias, a partir do ponto de vista de Vigotski, na atualidade, relacionadas às atividades pedagógicas que proporcionam aprendizagens práticas, sustentadas nos pilares da mediação.

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Biografia do Autor

Fábio Guss Strelhow, UFES/CEUNES

Graduado em Pedagogia - Licenciatura Plena pelo Instituto Doctum (2014) e Pós-Graduado em Educação Especial e Inclusiva. Professor da Educação Básica pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica e pela Secretaria Municipal de Educação da Serra, ambas no ES. Membro do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Experiência do Sensível - NUPEEES, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), convidado para atuar nas linhas de pesquisa com Infâncias, referenciadas com a Educação Básica. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, nas Séries/Anos iniciais do Ensino Fundamental I e na Educação Especial e Inclusiva. Atualmente, discente do curso de Mestrado em Ensino na Educação Básica, PPGEEB/CEUNES/UFES.

Marina Miranda, UFES/CEUNES

Professora Especialista em Orientação Acadêmica em EAD pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/2007); Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora Adjunta - Nível III - Classe C da Universidade Federal do Espirito Santo; Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica/PPGEEB- UFES-SM - Linha Ensino, Sociedade e Cultura - área: Educação e mitologias Indígenas e Quilombolas; Docente na Pós-Graduação em Educação do Campo (UFES - São Mateus); Docente do Programa de Licenciatura Intercultural Indígena (PROLIND-UFES ); Lider do Tupiabá: Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão na Educação Escolar Indígena (UFES); Líder do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Experiência do Sensível (NUPEEES-UFES) - linhas de Estudos e Pesquisas com Crianças nos seguintes temas: Educação de Infâncias Indígenas e quilombolas com estudo de mitologias e literaturas indígenas; Coordenadora do Projeto Cartas dos Guardiõ(a)es da Terra e do Céu : experiência de escritas originárias das crianças indígenas para um mundo; Coordenadora do Projeto de Extensão: Aprender com os índios: conexões interculturais em territórios indígenas Capixaba e Amazônico como contributos para a Formação de Professores Indígenas e não Indígenas da UFES e da UFPA - (FAPES-ES); Professora Indígena Especialista em Orientação Acadêmica em EAD pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/2007); Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora Adjunta - Nível III - Classe C da Universidade Federal do Espirito Santo; Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica/PPGEEB- UFES-SM - Linha Ensino, Sociedade e Cultura - área: Educação e mitologias Indígenas e Quilombolas; Docente na Pós-Graduação em Educação do Campo (UFES - São Mateus); Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (PROLIND-UFES ); Lider do Tupiabá: Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão na Educação Escolar Indígena (UFES); Líder do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Experiência do Sensível (NUPEEES-UFES) - linhas de Estudos e Pesquisas com Crianças nos seguintes temas: Educação de Infâncias Indígenas e quilombolas com estudo de mitologias e literaturas indígenas; Coordenadora do Projeto Cartas dos Guardiõ(a)es da Terra e do Céu : experiência de escritas originárias das crianças indígenas para um mundo; Coordenadora do Projeto de Extensão: Aprender com os "índios": conexões interculturais em territórios indígenas Capixaba e Amazônico como contributos para a Formação de Professores Indígenas e não Indígenas da UFES e da UFPA - (FAPES-ES); Coordenadora do Projeto de Extensao Canoa Encantada; conhecimentos de Literaturas Indígenas em suas Cosmologias Nativas de Educação Básica (PROEX-UFES); Escritora de Literatura Indígena Infanto-Juvenil; Site do Tupiabá - inscrito na plataforma oficial na internet www.projetotupiaba.com.br Email: marina.r.miranda@ufes.br

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Publicado

25-11-2024