PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES NOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA PESQUISA-AÇÃO EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES

Autores

  • Lucas Borghi Felisberto CEUNES/UFES
  • Andrea Brandão Locatelli Universidade Federal do Espírito Santo/Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica

Resumo

Este projeto refere-se a uma pesquisa de mestrado em curso no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus São Mateus. Esta pesquisa tem como objetivo sistematizar práticas pedagógicas de docentes do componente curricular de Arte desenvolvidas em diálogo com o cotidiano nos Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Vereador Laurindo Samaritano”, Bairro Litorâneo - São Mateus/ES. Valendo-se dos aportes teóricos em Gil (2007) e Malheiros (2012) caracterizamos esta pesquisa enquanto natureza aplicada, seu problema como qualitativo, seu objetivo exploratório e seu procedimento de pesquisa-ação. O método de análise de dados encontra-se em vias de ser deliberado.  Este estudo contribui para o campo de pesquisa de práticas pedagógicas ao focalizar sua ação no modo de fazer de docentes que atuam em uma escola de periferia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Brandão Locatelli, Universidade Federal do Espírito Santo/Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica

 Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

25-11-2024