A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E A PRÁTICA DO JOGO EM SALA AULA NA PERSPECTIVA DE JOHAN HUIZINGA
Resumo
Este projeto propõe investigar o impacto da construção e prática de jogos de tabuleiro no contexto escolar, fundamentado nos conceitos de Johan Huizinga sobre o jogo como elemento cultural. A pesquisa será realizada em uma escola de São Mateus, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ou da 2ª série do Ensino Médio, e terá como objetivo analisar como o desenvolvimento de jogos em sala de aula pode motivar e engajar os estudantes no aprendizado de temas históricos. A metodologia adotada inclui a observação qualitativa, questionários e a análise do discurso e do conteúdo, com foco na participação ativa dos alunos na criação do jogo. Os participantes serão selecionados com base na diversidade de perfis e na voluntariedade. Além disso, o estudo utilizará revisão bibliográfica para formar o referencial teórico e a coleta de dados será processada com base na interação dos alunos durante o processo. O projeto visa oferecer uma alternativa inovadora para o ensino de história, explorando o potencial do jogo como ferramenta pedagógica para a construção do pensamento crítico e a compreensão narrativa histórica dos estudantes.
Palavras-chave: Ensino De História. Práticas Lúdicas. Jogos Pedagógicos. Educação Básica. Aprendizado Crítico.