A EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA DE BOAVENTURA SOUSA SANTOS

Autores

Resumo

 O presente artigo tem como principal objetivo compartilhar as reflexões de Boaventura de Sousa Santos acerca da Educação através do olhar da professora Inês Barbosa de Oliveira na obra Boaventura & a Educação, nono volume da coleção Pensadores & Educação a fim de provocar uma reflexão a respeito dos processos educativos numa perspectiva emancipatória. Em destaque estão os três conflitos epistemológicos delineados por Boaventura como os principais balizadores da experiência pedagógica para um projeto educativo emancipatório tendo em vista a formação dos sujeitos para as subjetividades a fim de que estes tomem consciência de quanto podem inferir em suas realidades convergindo conhecimento científico e os saberes do senso comum, superando assim o conhecimento-regulação com o conhecimento-emancipatório. Rompendo com o imperialismo cultural e abrindo espaço para as diversas possibilidades do multiculturalismo. A autora leva-nos a permear as ideias de Boaventura de forma intrigante e instigante promovendo um processo de reflexão crítica da realidade educacional, cultural e social como um todo 

Biografia do Autor

  • Aline Francisco Crispim Assis, UFES

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Especialização Lato-sensu em Gestão Escolar com ênfase em administração, supervisão e orientação escolar pela Faculdade Vale do Cricaré (2007) e pela Escola de Gestores da UFES (2013). Graduada em Letras/Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2021). Já atuou nas diversas áreas da Educação Básica nos municípios de Conceição da Barra-ES e São Mateus-ES nos quais é servidora pública efetiva. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo, campus CEUNES em São Mateus. (Texto informado pelo autor)

  • Isabel Matos Nunes, UFES

    Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, formação de professores, atendimento educacional especializado e educação. É professora do Curso de Pedagogia nas áreas de Gestão Escolar e Educação Especial e atua no Programa de Pos Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus/Ceunes. É membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Ceunes/UFES e da Comissão Permanente de Apoio à Acessibilidade do Ceunes/Ufes. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

29-12-2025