EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES A PARTIR DO OLHAR DE UMA PEDAGOGA
Abstract
Este artigo tem como objetivo conhecer as práticas escolares do campo vivenciadas por uma docente que atua na rede municipal de ensino. Como ferramentas metodológicas utilizou o estudo bibliográfico, documental e entrevista semiestruturada. O lócus desta pesquisa foi o contexto da rede municipal de educação de São Mateus e o sujeito de pesquisa foi uma pedagoga que mora e sempre atuou nas escolas do campo desta rede de ensino. Os dados levantados foram sistematizados em três frentes, a primeira descreve como se dá a política de Educação do Campo municipal, na qual é apresentado o “Plano de Fortalecimento da Educação do Campo (PLAFEC); a segunda descreve o cotidiano escolar a partir dos relatos da pedagoga; e a terceira que destaca os desafios e potencialidades da relação família e escola. Por fim, o estudo possibilitou a compreensão de que o sistema municipal adota alguns princípios e faz uso de alguns instrumentos da proposta de Educação do Campo, porém não se apropria integralmente desta, visto que os currículos escolares seguem a lógica das escolas urbanas e se pautam pela BNCC, além de não operarem em regime de alternância. Destaca-se as potências do trabalho desenvolvido nas escolas do campo sem perder de vista os desafios que se apresentam no cotidiano escolar.